quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aonde está nossa Energia Vital?

LIBIDO (segundo C.G.Jung)







Não é fácil entender este conceito, Libido, e pode até ser confundido. No livro da Coleção de Jung, intitulado A Energia Psíquica (Vol. VIII/1, Ed. Vozes,1971), Jung chama-nos a atenção para separarmos as avaliações sobre energia de dois pontos: mecanicista e energético.
Ele
Jung, concorda com o ponto de vista de Von Grot que foi um dos primeiros a sustentar a teoria energética da psique, quando afirmou:"O conceito de energia psíquica é tão legítimo em ciências quanto o de energia física(processos fisiológicos), e a energia psíquica tem também suas medidas quantitativas e formas diferentes, como a energia física". Se naquela época eles tivessem a Física Quântica com certeza estas considerações seriam mais abrangentes e significativas, não é mesmo.
Jung não desconsidera a energia vital sob o ponto de vista da Bioenergética, mas considerava este campo empiricamente difícil de ser estudado.Mas, na atualidade, os equipamentos de precisão estão voltados para captação eletro-magnéticas de partículas, quando naquela época eram inixistentes. Lógico que os avanços em novas tecnologias possibilita uma análise diferenciada nas questões consideradas na época do campo do metafísico. Ainda veremos muitas questões que eram consideradas do campo do sobrenatural, no passado, serem desvendadas pela tecnologia.Mas isso não desqualifica ou coloca em uma situação de menos-valia, as questões ligadas aos campo do metafísico como a Bioenergética, parte será mensurável e aceita pela visão mecanicista da Ciência, e parte será refutada por eles e aceita por uma vertente que tem um olhar intuitivo(espiritual) da vida.
A quantidade de afeto (tonicidade afetiva) envolvida na quantidade de valor (acentuação) atribuida a experiência vivida é que possibilita uma análise do núcleo dos
Complexos. Diante disto podemos análisar o campo da energia psíquica (Libido) e seu núcleo pela afetividade inerente a Persona do indivíduo. Ou seja, pela dinâmica do afeto sabemos a respeito da Energia Psíquica envolvida nos processos de Individuação (entenda por crescimento pessoal).Mas esta análise subjetiva da Energia Psíquica(Libido) só é possível para fenômenos conscientes, mas para os fenômenos inconscientes (como os sonhos, traumas, etc) torna-se impossível em função dos mecanismos de defesa que mascaram a carga afetiva impedindo a visão do núcleo do Complexo.
Enfim, para enfrentarmos nossos
Complexos necessitamos conhecer nossa Energia Psíquica (Libido), que abrange o foco e o fluxo de nossa afetividade, ou seja em poucas palavras "Conhece-te a ti mesmo" o equilíbrio da Razão e Emoção.
(ELWR - 01/07/2009 - BH/MG)