segunda-feira, 12 de outubro de 2009

9 - A Salvação / de Tim Burton


9 - A SALVAÇÃO

As analogias, as tomadas de imagens, a qualidade de produção e as questões ligadas a persona - alma, e espiritualidade fazem desta animação um clássico até agora, em minha concepção.
Existem animes, apesar de serem animações especificamente japonesas, nos tocam o coração da mesma forma, como: A Viagem de Chiriro, Paprika, O Castelo Encantado,etc.
Esta animação ainda nos remete as instâncias do inconsciente, o lado sombrio da humanidade, ganância, egoismo, e tantas outras mazelas da personalidade humana. Mas, também acende a possibilidade de reconstrução da bondade e do amor fraternal, união dos opostos, abnegação e determinação.
Tim Burton nos chama a atenção: a mecanização da vida e a relação de produção e necessidades individuais, cultura de massa e despersonalização através da tecnologia. Nos faz refletir sobre a conscientização da Cultura do Poder e sua estruturas, Guerras e corrida armamentista e suas conseqüências e da destruição do mundo como o conhecemos.
Mais uma "Obra de Arte", e podemos aguardar para 2010, o filme: "Alice, no País das Maravilhas". E, pelo trailer será mais uma pérola de produção!!!!
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário