domingo, 12 de julho de 2009

Cidade Árabe do Século 22 em Construção!!!













Masdar, a cidade do futuro!!!
(A “Masdar Sustainable City“, um projecto para uma “cidade verde” no Abu Dhabi in http://www.inhabitat.com)

Um dos países mais dinâmicos do mundo… nem sequer é um país, já que se encontra inserido nos “Emirados Árabes Unidos“, mas é neste, o maior geográficamente e financeiramente, tendo também a sua capital homónima a sede dos Emirados. Abu Dhabi é provavelmente o local onde mais e mais depressa se constrói por metro quadrado, tendo a cidade duplicado a sua linha de costa por meio de grandes obras de engenharia, fruto de uma injecção massiva de dinheiro do petróleo, mas também de um ambiente de desregulação ambiental e laboral (a última área conheceu as primeiras leis apenas em 2005). Local em franca explosão económica, o emirado anunciou recentemente a intenção de começar a utilizar energias limpas para suportar esse seu crescimento e o emir Shaikh Khalifa ibn Zaid al-Nahayan vai disponibilizar 15 bilihões de dólares para financiar programas locais de desenvolvimento de energias alternativas durante cinco anos.

O valor anunciado – a aplicar em apenas cinco anos – é o mais ambicioso alguma vez anunciado por qualquer governo do mundo, e inclui os custos de construção da maior fábrica de hidrogénio do mundo e também os custos de construção de uma “cidade verde” (Masdar Sustainable City) capaz de albergar mais de cinquenta mil habitantes, mas que não vai emitir gases de efeito de estufa e que não vão ter… os automóveis serão elétricos. A cidade terá o grosso da sua energia fornecida por painéis solares fotovoltaicos, estima-se. Por seu lado, a fábrica de hidrogénio utilizará gás natural (abundante no emirado), mas produzirá além de hidrogénio, também… CO2, o que é um contrasenso resultante do estado ainda embrionário da tecnologia actual e pode indicar que tal construção poderá ser – no mínimo – prematura… Ou seja, será este o momento adequado para construir uma fábrica, quando a tecnologia que pretende dispensar a emissão de CO2, ela própria o produz? Diz-se que o CO2 resultante será injectado no subsolo, o que é interessante, porque poderá ser uma alternativa à injecção actual de água em poços de petróleo onde a pressão desceu bastante e que – a médio prazo – compromete a próprio extracção, ainda mesmo antes que o poço tenha menos de 50% de petróleo (um problema grave que afecta já os maiores campos sauditas). Assim, o projecto já começa a fazer algum sentido… Mas não existe conhecimento sobre os efeitos ou necessidades técnicas da injecção de CO2 em campos petrolíferos, e falta aqui algum trabalho de investigação, que, pelo menos… no Abu Dhabi pode ser facilmente financiado com os tais 15 bilhões de dólares.

A água comsumida na cidade será proveniente de estação que desanilizará a água retirada do mar. Serão bombeadas para a grande Masdar de até 400.000 habitantes (Inicialmente de 40,000 habitantes) pelas estações de água potável.

Mas mesmo que o CO2 possa ser injectado no subsolo, resta outro problema… É que a geração por electrólise de hidrogénio (o processo actual) implica o consumo de combustíveis fósseis (gás natural, neste caso), eles próprios já perto do Pico de produção, e logo, num processo de custos altos e crescentes a muito curto prazo. Por isso… Não ficamos particularmente entusiasmados. Embora a injecção de tal verba na investigação científica possa de facto contribuir para avanços tecnológicos inéditos a muito curto prazo.

Fonte:
BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário