domingo, 12 de julho de 2009

A solidão tem cura???


Por mais que tentemos fugir dela é impossível!!! A solidão faz parte de todos os seres humanos. Sempre temos uma crise existencial, um vazio por dentro, uma sensação de abandono! Pode soar como um discurso de uma pessoa carente, e até determinista, mas podemos estar casados e sós, podemos ter a casa cheia de filhos e nos sentirmos sós, podemos ter tudo materialmente, e mesmo assim nos sentirmos sós! Só não nos sentimos sós quando amamos, ou quando temos amizades sinceras e pessoas que amamos a nossa volta!
Podemos ter tudo e não ter nada, e podemos não ter nada e ter tudo! A fé e a esperança amenizam as sensações de solidão. Não é pq você tem namorada(o) ou esposa(marido), família enorme e alegre e muitos amigos, que terá também a garantia de um preenchimento de sua solidão!
A solidão é situacional, e de momento e é regida por nosso estado de espírito! Quando nos sentimos frustrados buscamos a solidão. Quando nossa auto-estima está baixa, nos sentimos só. Quando perdemos alguém que amamos, nos sentimos sós e desemparados!!! Nosso estado de humor rege o grau de nossa solidão, e é diretamente proporcional. Como não podemos nos esquecer da relação da felicidade com a solidão, da depressão com a solidão. Jesus nos falou que a felicidade não é deste mundo, ou seja, não é na carne que seremos felizes, e sim fora dela.
Quando temos algum trabalho na caridade, ajudando o próximo, nos sentimos menos só, pois saimos de nós mesmos e nos doamos ao outro. E, com esta atitude de doação percebemos que não estamos só e que fazemos o outro feliz. É através da doação de amor que preenchemos este vazio que gera a solidão.
Mas, a solidão pode ser produtiva para pessoas mais individualistas (Introspectivas) e criativas, que transformam a solidão em uma ferramenta de mergulho em si mesmas, ou em um mecanismo de solução de problemas pessoais ou coletivos. Grandes escritores necessitaram de muita solidão para aprufundarem em seus textos. As pessoas extremamente criativas são pessoas que lidam bem com a solidão, não são encomodados por ela.
Bem, na minha concepção não há cura para solidão pelo fato dela ser situacional, ela aparece de acordo com o que se vive no momento, não é previsível e só depende do indivíduo se sentir só.
"Buscai aquilo que lhe deixe alegre, para se sentir realizado(a)! E, talvez assim, não sinta tanta solidão" (ELWR - Julho 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário